Conceitos digitais inovadores para desenvolver seu negócio na internet!

Blog

Os 25 anos da Web

.:: Os 25 anos da Web ::.
09/07/2014

Em 2014, a Web completa 25 anos de existência. Em março de 1989, Tim Berners-Lee apresentava sua proposta para o gerenciamento de informação que propunha o uso do “hipertexto” como forma de conectar documentos entre si. Uma simples linguagem de marcação que mudaria a forma de como consumimos e acessamos informação na Internet. Sim, a Web mudou nossa forma de acessar e usar a Internet, e grande parte da popularização da rede mundial de computadores se deve a ela. Hoje pelo menos duas em cada cinco pessoas no mundo estão navegando pela Web e esse número tende a crescer ainda mais.

Para entender a sua importância, sugiro fazermos um simples exercício de lembrar como era executar algumas atividades antes da criação da Web.

Antes de 1989, a televisão, o rádio e o telefone (fax não conta, por favor) eram os principais canais de comunicação, sendo este último o único com a possibilidade de envio e recebimento de informações (por voz). Televisão e rádio eram sistemas de mídias em massa, mas tinham como principal característica o espectador passivo, que pouco interagia a não ser por telefone ou carta. Os canais de comunicação mais modernos como Videotexto ou BBS eram complicados demais para o grande público e dependiam de um dispositivo computacional que não era barato para a maioria das famílias da época.

Trabalhos escolares envolviam volumes de pesadas enciclopédias que ocupavam um enorme espaço físico dentro de casa. Barsa e Enciclopédia Britânica eram praticamente unânimes para qualquer pesquisa. Trabalhos em grupo reuniam os colegas em torno da enciclopédia e cada um fazia sua parte, mas algumas vezes era necessário esperar alguém terminar de utilizar o volume para você pudesse começar sua pesquisa.

Algumas tarefas que hoje parecem muito simples eram complicadas em 1989, como pesquisar preços e comprar uma passagem aérea. Era necessário ir até uma loja da companhia aérea, esperar ser atendido e comprar a passagem com o atendente. Queria pesquisar preços? Dificilmente o atendente “seguraria” uma passagem para você enquanto você fazia pesquisa nas lojas dos concorrentes. Ou então você poderia comprar por telefone. E reservar um hotel no exterior?

Percebeu como o mundo mudou? A evolução do acesso à informação, a facilidade com que qualquer pessoa pode buscar e encontrar conteúdo e principalmente o empoderamento do cidadão, desde fazer comentários em sites, blogs e redes sociais até a articulação da sua comunidade para exigir seus direitos e cobrar seus governantes. E isso é só um pouco do que a Web oferece, de forma livre e aberta desde a sua concepção.

  • Voltar