Conceitos digitais inovadores para desenvolver seu negócio na internet!

Blog

Saiba como usar o frete para alavancar suas vendas online.

.:: Saiba como usar o frete para alavancar suas vendas online. ::.
21/03/2017

Tanto para quem está começando agora quanto para os mais veteranos do mercado e-commerce, o frete é um fator chave para o sucesso do negócio. Segundo pesquisas, os consumidores são bastante influenciados na decisão de compra pelo preço do frete e pela confiança e agilidade na entrega.

Portanto, conhecer o seu público e definir claramente os objetivos do seu negócio são os primeiros passos para escolher qual solução de entrega será a mais indicada para a sua loja e seus consumidores.

Investir em frota própria ou terceirizar suas entregas?

Possuir uma frota própria trás grandes vantagens dependendo do tamanho do seu negócio. Ao optar por essa modalidade de entrega, a sua empresa ganha controle total sobre a operação e agilidade estratégica que juntas podem ser uma arma e tanto no processo de fidelização de seus clientes.

Mas nem tudo são flores. Investir em uma frota própria exige um alto investimento inicial e custos de manutenção e pessoal. Sua demanda precisa justificar tal estratégia. Portanto avalie bem se o seu e-commerce está pronto para esta modalidade.

Por outro lado, as opções de terceirização de entregas são uma excelente opção para a sua loja virtual aliviar os custos e ganhar abrangência. Entre elas estão modos mais convencionais como os Correios, as Transportadoras e as Frotas Terceirizadas. Além de modalidades mais inovadoras como a utilização de Couriers ou a abertura de Pontos de Retirada.

Correios: Maior abrangência e credibilidade

Se o seu objetivo é vender para todo o Brasil, os Correios podem ser de grande ajuda para o seu negócio. A imensa cobertura da empresa de postagens oficial permite que você possa vender para locais mais distantes com um bom custo-benefício.

Além de oferecer diversos tipos de postagens de acordo com o peso e tempo de entrega, é possível integrar sua plataforma de vendas com o sistema de cobrança dos Correios. Assim, o consumidor pode calcular o frete no próprio processo de finalização de compra da sua loja.

Transportadoras: Opção estratégica e personalizável

O frete via transportadoras é uma ótima pedida para quem busca priorizar áreas estratégicas para o seu negócio. Apesar de, geralmente, terem menor abrangência em relação aos Correios a sua loja pode ganhar agilidade e personalização nos serviços de entrega.

Se você possui cidades ou regiões específicas com maior volume de vendas, você pode dedicar um serviço de entregas especial, negociando diretamente com a transportadora melhores custos e prazos.

Courier: Garantia de qualidade para entregas urgentes

Os serviços de Courier possuem uma excelente qualidade e credibilidade no mercado. Porém seus custos podem ser mais elevados. São ótimas opções para lidar com uma situação onde a intenção é evitar desgaste com os consumidores.

Possuem uma grande abrangência, inclusive internacional, possibilitando entregas para fora do país caso a sua loja ofereça tal opção.

Pontos de Retirada: Uma nova maneira de entregas de compras online

Essa é uma tendência mundial no mercado de e-commerce. Muitas lojas consagradas como a Amazon, por exemplo, estão disponibilizando a opção de retirada da mercadoria em pontos específicos. Os custos do frete caem até 30% e permitem ao consumidor uma maior controle de seu tempo.

É claro que tal estratégia não funciona para todos os tipos de produtos. A entrega em domicílio de móveis e eletrodomésticos de grande porte acaba sendo mais vantajosa para o cliente do que a sua retirada. Por isso é essencial estudar muito bem o perfil do seu público e a viabilidade desta modalidade.

Depois de conhecer melhor cada modalidade de frete vai ficar bem mais fácil pensar em como melhorar a qualidade, os custos e a satisfação do seu cliente. Estude o seu negócio e comece já a pensar em qual a melhor solução de entrega de compras online para a sua loja virtual.

 

  • Voltar