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10 mandamentos do E-commerce de Sucesso.

.:: 10 mandamentos do E-commerce de Sucesso. ::.
22/05/2017

1- Ser o melhor em seu segmento e posicionar sua marca:

Para se destacar em um mercado competitivo, escolha um nicho de mercado onde possa ser a maior autoridade. Construa sua marca para ela ser lembrada pelo seu cliente como a melhor em alguma coisa.

2- Não brigar por preço, mas ter boa reputação:

Sabemos que preço é muito importante para gerar vendas. Porém, se a briga estiver exclusivamente no preço as suas margens de lucro cairão e a operação não será rentável no longo prazo. Em vez de brigar somente por preço, brigue pelo seu cliente: ofereça bom atendimento, entregue no prazo e surpreenda!

3- Servir ao seu cliente com todo o zelo:

Seu cliente adorará ser tratado com exclusividade. Tratar o consumidor com todo o zelo é oferecer boa oferta de produtos e bom preço, mas também ser inovador, ajudá-lo em sua experiência de compra. Uma boa dica pode ser oferecer um atendimento especializado que o ajude na decisão de compra. Outra dica é manter um blog com avaliações de produto, com foco principalmente em mostrar ao cliente qual a melhor compra para cada perfil de consumidor.

4- Não lucrar na primeira venda, mas no longo prazo:

É muito interessante a estratégia de reduzir as suas margens em produtos de entrada. Ou seja, o primeiro produto que seu consumidor irá comprar em seu e-commerce, e focar na rentabilidade em estratégias de recompra. Por exemplo, se um livro best-seller custa R$50, você pode vender por R$35,00, e desenvolver uma estratégia para novas compras com maior margem de lucro.

5- Investir em SEO e fazer da busca orgânica a principal fonte de receita:

SEO é o principal canal de vendas para E-commerce, sendo responsável por cerca de 35% das vendas de lojas virtuais, segundo levantamento da Conversion.

6- Fidelizar sua carteira de clientes:

Para gerar recompras, é fundamental o trabalho de relacionamento da marca. A melhor maneira de fazer isso é através das redes sociais e do e-mail marketing. Envie ofertas exclusivas para seu consumidor, mas também envie conteúdo relevante para eles. Eduque seu consumidor, ajude seu consumidor e ele com certeza irá comprar mais vezes em sua loja virtual.

7- Construir estratégias de comunicação:

Comunicar-se é falar a língua do seu consumidor. O fato de você escrever um blog e enviar e-mails não quer dizer que você está se comunicando com eles. Ouça o seu cliente, pergunte no que pode ajudar, entenda quais são as suas dificuldades. Para ouvir, um chat online pode ser uma excelente ferramenta. Reúna as dúvidas, e reinvente sua comunicação!

8- Ter clientes fiéis que farão compras e recompras:

Sabendo se comunicar com o seu cliente, você entenderá quais são as suas necessidades e poderá enviar ofertas e conteúdos que façam sentido. Para isso é preciso mensurar o “customer lifecycle” e desenvolver estratégias para aumentar o tempo de vida de seu cliente. Enquanto eles forem fiéis, continuarão comprando de sua loja - preferencialmente, com uma boa regularidade. Você sabe o que faz sua loja perder a próxima venda? Trabalhe para corrigir isso o quanto antes!

9- Entregar dentro do prazo e com embalagens bonitas:

É melhor prometer um prazo maior e surpreender seu cliente do que frustrá-lo e fazê-lo esperar inutilmente. Outra maneira de gerar uma experiência WOW para seu cliente é entregar uma embalagem muito bonita e inesquecível. Há lojas que chegam a colocar um perfume especial na embalagem para fidelizar o cliente, por exemplo.

10- Amar o cliente como a si mesmo:

O grande mandamento é: amar o seu cliente como a si mesmo. Não o amará mais do que sua própria operação de e-commerce, não o amará menos. Porque, assim como satisfazer ao máximo possível o seu cliente, também é preciso ter uma operação lucrativa e divertida!

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