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Cinco dicas para criar uma boa estratégia de e-mail marketing

.:: Cinco dicas para criar uma boa estratégia de e-mail marketing ::.
09/10/2017

1- Só envie comunicações a usuários opt-in

A empresa só deve encaminhar campanhas de e-mail marketing a um contato se ele autorizar e demonstrar que tem o interesse de recebê-lo. Parece clichê, mas um estudo de 2017 da Opinion Box, empresa especializada em pesquisa de mercado, revela que 66% dos profissionais de marketing enviam e-mails para listas que não possuem usuários opt-in. Além disso, 51% compraram mailing na internet.

Vale a pena lembrar que se o cliente não reconhecer o destinatário da mensagem, o e-mail pode ser considerado spam, causando danos à reputação da marca e do IP.

2- Segmente seu conteúdo

Já imaginou o quanto pode ser desagradável para o cliente receber um e-mail com conteúdo que não tem nada a ver com suas preferências? Esse é o caso mais comum. Afinal, 37% dos profissionais ainda não utilizam as segmentações básicas de gênero, idade e região para suas comunicações, também de acordo com a Opinion Box.

3- Dê a opção de opt-out

O consumidor precisa ter a opção de querer continuar ou não recebendo as mensagens. Deixe que ele decida a frequência ideal de e-mails recebidos. A dica é usar a função opt-out para isso.

No momento em que o usuário clicar para sair da lista de contatos, tente entender o motivo e dê a alternativa para ele permanecer na base com a opção de receber e-mails uma ou duas vezes por mês, por exemplo.

4- Personalize seu conteúdo

As lojas virtuais devem monitorar a navegação dos usuários opt-in. Com esses dados em mãos, como as páginas navegadas, os produtos levados até o carrinho, entre outros, a empresa pode enviar mensagens customizadas de acordo com as preferências do consumidor. Esse tipo de conteúdo pode aumentar em até 40% as vendas, segundo pesquisa da All iN, e ainda criar uma relação de confiança com o público-alvo.

5- Cuidado com seu template

Além de escolher com cautela as cores e tamanho da fonte, para garantir que o cliente tenha uma boa experiência ao abrir a mensagem, pense na criação de textos curtos e diretos que tenham um call to action (botão de ação) claro e bem posicionado.

Dessa forma, o consumidor não vai perder a vontade de ler toda a comunicação e ainda deixará mais fácil qualquer interação com o e-mail (resposta ou cliques em links).

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