Conceitos digitais inovadores para desenvolver seu negócio na internet!

Blog

Dia das Mães: 5 dicas para alavancar as vendas em datas sazonais

.:: Dia das Mães: 5 dicas para alavancar as vendas em datas sazonais ::.
30/04/2019

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o varejo brasileiro deve crescer 5,2% em 2019. E o Dia das Mães, segunda maior data varejista do ano, deve ser uma das grandes responsáveis por alavancar o setor, já que no ano passado, o aumento foi R$ 2,2 bilhões no período. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, 56% da população pagou até R$ 100 para comprar um presente, 17% investiram entre R$ 100 a R$ 200 e 18% gastou acima desse valor.

Nesse mesmo período no ano passado, algumas lojas demonstraram um ótimo aumento de vendas no período do ano passado. Uma loja de joias, por exemplo, teve um aumento de vendas de 27% (comparado ao ano anterior) somente no período que antecedeu ao Dia das Mães. Ao mesmo tempo, um espaço de yôga e um varejo de vinhos cresceram 20%, enquanto um site de eventos e shows vendeu 10% a mais.

Para um período de grande movimentação do e-commerce como o Dia das Mães, todavia, é comum ocorrerem pequenos problemas que podem ser cruciais na hora da venda. Talvez o maior deles seja a sobrecarga de acessos da plataforma e, principalmente, a flexibilidade do pagamento.

Muitas vezes o cliente abandona a compra no carrinho aparentemente sem motivos. Porém, isso está relacionado a diversos fatores. Quer saber quais são e os melhores meios de se resolver cada um? Confira algumas dicas para ter um bom faturamento no Dia das Mães:

Recompensas

Com tanta concorrência, saem na frente lojas que ofereçam diferenciais para surpreender e agradar aos clientes. Segundo uma pesquisa da consultoria global Nielsen, para 45% dos consumidores brasileiros a devolução de dinheiro é a recompensa mais valorizada. A Méliuz, empresa que devolve parte do valor gasto em compras em mais de 1.600 lojas físicas e online, devolveu somente em 2018 mais de R$ 45 milhões aos brasileiros.

Plataforma de vendas

Uma plataforma de vendas organizada, preparada e personalizada está pronta para atender às demandas específicas dos clientes. Ou seja, eles devem encontrar facilmente os produtos que desejam. Isso também evita o trava-trava na navegação e sobrecargas de acesso na página, melhorando a experiência do consumidor.

Segurança

Em épocas sazonais, infelizmente é comum a ocorrência de compras fraudulentas e uso de cartões de crédito clonados. Quem arca com o prejuízo, nesse caso, é o lojista. Assim, ele precisa investir em soluções de alto nível tecnológico que combinem todas as principais técnicas de análise de risco. Isso inclui verificação de dados cadastrais e de pagamento, fingerprint, inteligência artificial e monitoramento do comportamento de navegação.

Facilidade de pagamento

Problemas com demandas financeiras são comuns para os lojistas em datas comemorativas. Por isso é preciso pensar em serviços personalizados para diminuir as barreiras na implementação de pagamento digital — do processamento e antecipação de recebíveis até a conciliação financeira. Além de ser mais eficiente, ainda diminui os custos da operação.

Cliente

Garantir a satisfação do cliente nem sempre é tarefa fácil. Mas garantir uma boa experiência de compras é, no mínimo, necessário. Aposte na sinceridade, transparência na publicação de comentários e boa comunicação entre marca, loja e consumidor. Este é um dos pontos chave para fidelização do cliente.

Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/dia-das-maes-5-dicas-para-alavancar-as-vendas-em-datas-sazonais/

  • Voltar